segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Fios mais rígidos que o Ni-Ti e mais flexíveis que o aço?

As ligas de Beta-Titânio têm sua origem nos anos 60, quando a indústria metalúrgica consegue, por meio da adição de Molibdênio, Zircônio e Estanho, estabilizar a estrutura cristalina de Titânio em forma de cubo de base centrada (antes isto só ocorria em temperaturas superiores a 885°C).

Estes fios passaram a ser avaliados para fins ortodônticos a partir de fins dos anos 70 por Goldberg e Burstone. Sua composição básica reúne 79% de Titânio, 11% de Molibdênio, 6% de Zircônio e 4% de Estanho.

Os fios de Beta-Titânio, comercializados sob o nome de TMA (Titânium-Molibdenum Alloy), apresentam propriedades mecânicas intermediárias entre o Aço inoxidável e o Níquel-Titânio. Suas principais características clínicas são:

- Módulo de elasticidade intermediário entre o aço inox e o Ni Ti (9.400.00 p.s.i), o que indica seu uso em casos onde o aço é extremamente rígido e o Níquel-Titânio muito flexível. Pode sofrer deflexões 105% maiores que o aço inoxidável, sem deformações permanentes.

- Seu módulo de resiliência também está entre o fio de aço e o fio de Ni Ti, conseqüentemente produz forças com magnitude 50% menor que um fio de aço inoxidável com iguais dimensões.

- Alta tenacidade, o que o torna um fio que, apesar das propriedades elásticas, pode também ser dobrado em alças, helicóides e ganchos, com pequeno risco de fratura.

- Os fios de Beta-Titânio têm resistência à corrosão semelhante aos fios de aço.

Outra importante característica dos fios de TMA é a possibilidade de se soldar, com solda a ponto, ganchos, alças ou esporões. Isto faz com que a versatilidade deste fio seja ainda mais aumentada.

Use com inteligência este poderoso aliado da mecânica ortodôntica !

Nenhum comentário:

Postar um comentário