segunda-feira, 14 de outubro de 2013

O comportamento clínico dos elásticos

Dentre diversos materiais auxiliares, os elásticos ortodônticos são um dos mais antigos, efetivos e largamente utilizados na Ortodontia. Com inúmeras aplicabilidades, os elásticos são considerados importantes fontes de força para a movimentação dos dentes, ancoragem e para o correto relacionamento dos arcos dentais.     

Os elásticos utilizados na Ortodontia podem ser confeccionados em látex ou em elastômeros sintéticos. Os fabricados com látex - proveniente da seiva da Seringueira (Hevea brasiliensis) - apresentam-se em forma de anéis e são geralmente utilizados em aparelhos extrabucais ou entre os arcos dentários (elásticos intermaxilares). Os elastômeros sintéticos têm como matéria prima o petróleo, o carvão e alguns alcoóis vegetais, mas sua composição química exata depende de cada fabricante. Atualmente, os elásticos sintéticos são utilizados em substituição às ligaduras metálicas (elos isolados) ou em dispositivos de fechamento de espaço (cadeias elástoméricas).      

Os elásticos são materiais que sofrem degradação com tempo. Além da sua degradação natural, os elásticos usados em Ortodontia são distendidos e a maioria deles utilizados dentro da cavidade bucal. Essa exposição aos fluidos bucais, a temperatura intraoral e tempo de utilização contribuem para a modificação da propriedade mecânica destes materiais. Neste sentido, a degradação de forças desses materiais constitui-se uma preocupação constante por parte de pesquisadores e clínicos. Na próxima oportunidade, falaremos um pouco sobre o efeito dos elástico ao longo do tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário