segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Crise mundial, fim dos empregos e... Um ótimo futuro!

Neste mês de setembro, o mundo enfrenta mais uma grave crise econômica. Alguns comparam este momento que estamos passando à quebradeira generalizada de 1929. Outros dizem que teremos dias semelhantes ao período pós “estouro” da bolha imobiliária, ocorrido há três anos.

O livro “O fim dos empregos”, de Jeremy Rifkin, traça um perfil ainda mais sombrio do futuro econômico de nosso planeta, ao afirmar que a sofisticação das tecnologias de software, com máquinas inteligentes que substituem os seres humanos em incontáveis tarefas, provocará um declínio inevitável dos níveis de trabalho. Os robôs, cada vez mais avançados, conduzirão centenas de trabalhadores ao desemprego ou ao subemprego.

Felizmente, parece que os problemas econômicos que assolam alguns países da Europa e já afetam os Estados Unidos não nos atingem com a mesma intensidade. Além disso, para nossa sorte, a profissão de cirurgião-dentista, que requer um preciso diagnóstico e um acompanhamento constante do paciente, ainda não pode ser exercida por autômatos.

Mas devemos entender todo obstáculo como um alerta para nossos passos futuros. É certo que os profissionais que se mantiverem atualizados no aspecto técnico-científico, gerenciarem de maneira hábil sua profissão e contarem com eficientes e éticos recursos de marketing, terão mais chance de prosperar em mares revoltos.

 Assim como as outras, esta crise também vai passar. E o caminho para enfrentar a conjuntura mundial ou o fim dos empregos é o mesmo: atualização profissional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário