quinta-feira, 29 de maio de 2014

Firme no foco, mas cuidado com a “pilotagem”

O ortodontista consciente e cuidadoso deve realizar, antes do início de uma terapia clínica, um correto diagnóstico e um plano de tratamento que contemple os diversos dispositivos a serem utilizados, as forças e períodos de uso dos aparelhos, assim como o objetivo final de posicionamento dos dentes e estruturas faciais.
Porém, muitas vezes, em função do grau de colaboração do paciente, condições dentoalveolares, padrão e quantidade de crescimento ou outros fatores que possam dificultar ou impedir o progresso do plano realizado, nos deparamos com alguns dilemas: o plano inicialmente desenhado deve ser seguido ou devemos reestudar o caso? Insistir em uma determinada terapia, para se atingir o objetivo inicialmente traçado, pode ser prejudicial ao paciente?
Os profissionais que mais estudaram e que estão mais preparados para responder à questão “prosseguir, desviar ou parar?” são os pilotos de avião. Este é um tema de profundo interesse deste grupo, uma vez que, diferente do profissional de saúde que coloca a vida de um cliente em risco, os aeronautas responsabilizam-se por centenas de pessoas e ainda colocam a própria vida à mercê de seu julgamento em uma situação critica.
Franck Renouard, implantodontista, e Jean-Gabriel Charrier, instrutor de vôo, conceberam o livro “Em busca do elo fraco – iniciação aos fatores humanos”, no qual descrevem fatores geradores de erro em ambas as profissões. Segundo eles, a má avaliação dos riscos, o descumprimento de regras básicas, o extremo cansaço, o stress e o excesso de confiança podem resultar em falhas fatais.
Os autores citam que o uso intenso de checklists e a boa comunicação com a equipe são fortes aliados da excelência profissional. Ressaltam também que um bom profissional de saúde, assim como o bom piloto, não é aquele que define uma meta e a persegue sem desvios, e sim aquele que sabe o melhor momento de seguir, desviar ou interromper um roteiro, sem com isso parecer fraco ou despreparado.
Portanto, no consultório, procure seguir o exemplo dos pilotos de avião, sendo firme no foco de seus tratamentos, mas extremamente atento à “pilotagem”, para afastar-se de obstáculos e riscos desnecessários.

www.vellini.com.br
www.facebook.com.br/InstitutoVellini

Nenhum comentário:

Postar um comentário