segunda-feira, 27 de novembro de 2017

É indicado fazer clareamento dental após retirar o aparelho ortodôntico?


Após a retirada do aparelho ortodôntico, é comum o paciente estranhar a cor dos seus dentes. Por isso, muitos recorrem ao clareamento dental. Entenda se esse procedimento é indicado nas palavras de uma profissional

Quando colocamos aparelho ortodôntico, muitas preocupações passam pela nossa cabeça. Quanto tempo esse tratamento vai durar? Vou sentir dor? Vai chamar muita atenção? Essas são algumas questões que costumam aparecer nesse momento. Além disso, outra preocupação muito comum é se os dentes ficarão manchados ou escuros após a retirada do aparelho. Será que isso é inevitável? A ortodontista Andréia Cotrim falou com o Sorrisologia sobre esse assunto!

Aparelho ortodôntico mancha os dentes?

Uma dúvida - e até aflição - muito comum de quem começa o tratamento é se o aparelho ortodôntico vai escurecer os dentes. “Não é verdade”, afirma a ortodontista. Já houve uma época em que era comum que o sorriso ficasse manchado após a remoção das peças. “Isso acontecia muito por um acúmulo de alimento em volta do braquete ortodôntico durante o tratamento”, explica. Essa situação resultava na desmineralização da superfície dentária, gerando uma mancha branca nos dentes.
Hoje em dia, no entanto, a Ortodontia já avançou bastante, e esse problema não acontece mais. “Os materiais ortodônticos já apresentam uma grande evolução para que esse não cause nenhum malefício aos dentes dos pacientes”, afirma. No entanto, mesmo com todo esse desenvolvimento, é muito importante que na colocação do aparelho a pessoa seja orientada pelo profissional sobre como realizar a escovação correta, com uso do fio dental e enxaguante bucal, para uma boa higienização dos dentes, gengiva e língua.

Posso fazer o clareamento após retirar o aparelho?

Quando o tratamento termina e você finalmente pode tirar o aparelho, o alívio é muito grande. Você não para de passar a língua sobre os dentes, sentindo a superfície lisinha, e não para de sorrir! Agora que os dentes estão alinhados de maneira correta, é normal que a vontade de realizar um clareamento chegue, para completar o sorriso perfeito.
Segundo Andréia, “o clareamento dentário após o término do tratamento ortodôntico não apresenta nenhuma contraindicação específica”. Ele deve ser feito sempre com o auxílio de um dentista, para que não ocorra nenhum prejuízo nem na saúde nem na estética do sorriso.

Saiba como manter os dentes livres de manchas

Bebidas escuras como café, chá e refrigerantes de cola podem provocar o escurecimento do dente, por isso é ideal evitar consumi-los em excesso. “As manchas também podem acontecer caso o paciente não faça a sua parte”, alerta. Isso se resume a escovação pelo menos três vezes ao dia, uso do fio dental diariamente, enxaguantes bucais e limpeza feita no dentista clínico pelo menos a cada seis meses.

www.vellini.com.br

fonte: www.sorrisologia.com.br/noticia/e-indicado-fazer-clareamento-dental-apos-retirar-o-aparelho-ortodontico_a5977/1

Nenhum comentário:

Postar um comentário