sexta-feira, 3 de junho de 2016

Extração dos dentes de leite pode ser indicada por diferentes motivos. Especialista tira as dúvidas

Os dentes de leite, geralmente, caem sozinhos. Mas quando isso não ocorre naturalmente, uma extração pode ser indicada, mas só o profissional pode definir isso
Os dentes de leite, geralmente, caem sozinhos. Mas quando isso não ocorre naturalmente, uma extração pode ser indicada, mas só o profissional pode definir isso

A troca dos dentinhos de leite é uma fase marcante na vida das crianças, mas nem sempre acontece no tempo certo e pode causar problemas bucais que só um tratamento ortodôntico poderá prevenir. Para isso, muitas vezes a extração dos dentes decíduos que não caíram são necessárias para que os permanentes apareçam. Parece preocupante, mas não há o que temer. O Sorrisologia e a ortodontista Andréia Cotrim explicam todo esse procedimento pra você.

Os primeiros passos do dentista

O profissional vai realizar uma anamnese do paciente para descobrir se a extração será realmente necessária. "Por meio de um exame clínico e radiográfico o dentista consegue avaliar em que fase de formação está o dente permanente e se é necessária a extração do dente de leite, para que a erupção ocorra dentro do período de desenvolvimento adequado". As radiografias mostram retenções prolongadas de dentes decíduos que prejudicam a erupção do permanente, tornando o diagnóstico do problema ainda mais fácil e um tratamento precoce. Viu só como uma ida ao dentista é sempre importante?

As etapas de nascimento e queda dos dentes

Tudo começa quando seu filho é ainda um bebê, com 6 ou 8 meses de vida, e os primeiros dentinhos começam a nascer. Ao completar 3 anos seu pequeno já terá o sorriso de leite formado. "A erupção dos dentes permanentes se dá aproximadamente aos 6 anos com o primeiro molar e a partir do 7 anos inicia a esfoliação, ou queda dos dentes de leite, e nascimento dos permanentes". Andréia diz que essa sequência pode ser alterada por conta de vários fatores como o sexo da criança ou até mesmo a alimentação.

Ter um profissional de confiança é essencial 

É primordial que um dentista qualificado e de total confiança da família realize o tratamento. "A partir do momento que os pais procuram um profissional, devem confiar no plano de tratamento por ele proposto", conclui Andréia. Os papais e mamães corujas também precisam cumprir o seu papel tirando todas as dúvidas possíveis sobre o procedimento até mesmo para ficarem mais seguros e transmitir este sentimento para o filho.

Escovas para o tamanho da higiene do seu filho

Nossa higiene bucal é formada por fases. Assim como todo ser humano, as escovas de dentes também vão acompanhando nosso crescimento. Quando pequenos, elas são menores, mas não significa que a higiene é pouca. Muito pelo contrário, essas mini-ferramentas são ideais para limpar todos os dentes da criançada, alcançando, até mesmo, aqueles espacinhos mais difíceis. Bacana, né? É bom demais cuidar sempre do sorriso.




Nenhum comentário:

Postar um comentário