quarta-feira, 25 de março de 2015

Biomimética - uma nova ciência

Nosso planeta é habitado por diferentes formas de vida há aproximadamente 3,8 bilhões de anos, e neste período o processo de seleção natural extinguiu noventa e nove por cento das espécies que já estiveram aqui. Neste mecanismo contínuo e inclemente, os desafios ambientais e a competição entre indivíduos preservaram somente os seres mais eficientes e adaptados. 

Um novo ramo da Ciência, denominado Biomimética, está atento ao design, aos processos químicos e aos materiais que compõem os animais e as plantas hoje presentes na Terra, para aprender com a Natureza e assim solucionar os desafios tecnológicos de nossa era.

Fazer com que o modelo de um trem-bala se assemelhe com o bico do pássaro Martim-Pescador, copiar a textura da pele do Tubarão para desenvolver novas asas de avião ou idealizar o sistema de ventilação de um shopping-center baseado no “projeto” de um cupinzeiro são exemplos interessantes para ganhar eficiência e reduzir custos.

O livro “Biomimética: inovação inspirada pela Natureza”, escrito pela bióloga americana Janine Benyus, inaugurou este termo e deu origem à empresas e consultorias no setor de criação de novos produtos.

Talvez daqui alguns anos você use em seu consultório um instrumento ou um material que foi projetado aproveitando estes 3,8 bilhões de anos de boas soluções que a natureza oferece gratuitamente aos bons observadores! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário